Pages

Subscribe:

Projeto de Leitura

Powered by emaze

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Tecnologia deve fazer parte do cotidiano acadêmico

A tecnologia e a educação devem andar juntas. Essa frase faz cada vez mais sentindo no universo acadêmico brasileiro. De acordo com Oge Marques, especialista em novas tecnologias educacionais e professor da Universidade Atlântica da Flórida, o uso de tecnologias como smartphones, tablets e de mídias sociais deve ser incentivado dentro das salas de aula.

O especialista, que esteve no Brasil para ministrar uma palestra sobre o tema, afirmou que é possível transformar tais ferramentas, tidas como inimigas dos estudos, em uma forma divertida de entender melhor os conteúdos educacionais. Para Marques, essas tecnologias estão quebrando paradigmas e podem ser incorporadas nas escolas.

Segundo Oge Marques, por meio do Twitter é possível aprofundar questões sobre temas que surgem dentro das salas de aula. E as demais redes de relacionamento podem ser usadas para os estudantes trocarem conhecimentos com professores e outros colegas de classe. A melhor maneira de obter um bom desempenho dos alunos por meio das mídias sociais é permitir o acesso a esses sites, dentro do ambiente escolar. No entanto, é imprescindível que o professor faça o papel de mediador, mostrando que informações devem ou não ser aproveitadas.

Cabe destacar que sem a orientação adequada, os sites deixam de ser ferramentas pedagógicas. O professor afirma também que, hoje, o Brasil não consegue usar as redes sociais como ferramentas pedagógicas de forma sistemática por não ter professores preparados para isso. É fundamental que os educadores estejam preparados para trabalhar com as mídias sociais em aula. A falta de preparo dos professores é um dos grandes obstáculos.


Autor: Patrícia Fernandes | Fonte: Redação POSEAD e Portal da Administração

0 comentários:

Postar um comentário

Blogger news








































































2009 - 2012 - Blog Saberes Modernos.


Todos os direitos reservados


Hospedagem: http://www.blogspot.com/


Site desenvolvido por Bete Almeida.