Pages

Subscribe:

Projeto de Leitura

Powered by emaze

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Projeto pedagógico utilizando o software GCompris

Projeto de trabalho a ser desenvolvido com professores da escola municipal Flávio Simões, no município de Itabuna-Bahia sobre a utilização do software educacional GCompris.

 

 

Título do Projeto: GCompris – Aprender brincando

Público Alvo: Professores regentes do EJA II

Turno: Vespertino

Professora Multiplicadora: Maria Elizabete Pereira de Almeida

 INTRODUÇÃO

O software livre Gcompris oferece atividades de diversas disciplinas, sendo recomendável para crianças desde a educação infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental, podendo ser utilizado até por alunos do 6º ano. As atividades propostas apresentam instruções de fácil entendimento que podem ser realizadas com um direcionamento específico, a partir de um objetivo educacional, ou de maneira livre para que a criança navegue pelo programa e aprenda os jogos que achar mais interessantes.

Embora as atividades contidas no software sejam de orientação lúdica, observa-se que todas apontam para um enfoque educativo. É possível trabalhar atividades de descoberta do computador, de entretenimento, de coordenação motora fina e exercícios que desenvolvam a lógica e raciocínio.

OBJETIVO GERAL

Oferecer oficina de formação continuada em tecnologia informática no âmbito da educação matemática aos professores regentes do EJA II, do período vespertino, quanto à utilização do software educacional Gcompris.

Fazer com que o aluno estabeleça uma ligação entre o concreto e o abstrato é uma grande dificuldade encontrada pelos professores de matemática. Por isso a importância da tecnologia em suas aulas.

Sendo assim, por mais que os professores tenham recebido capacitações, ainda há uma grande dificuldade em usar tais tecnologias, principalmente na área da Matemática, que parece ser um “bicho de sete cabeças” para o estudante, consequentemente para o professor regente, que se encontra muitas vezes arraigado aos meios tradicionais.

O programa envolve algumas atividades de orientação lúdica, mas sempre com um caráter educacional, que envolvem matemática, leitura, escrita, geografia, entre outras, mas essa oficina focará exclusivamente o uso da matemática.


 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

I – familiarizar docentes e discentes com as ferramentas das tecnologias da informação e da comunicação disponíveis e necessárias ao processo de ensino-aprendizagem;

II – oportunizar aos docentes, formação continuada sobre a utilização do software Gcompris;

III – estimular práticas pedagógicas que utilizem softwares educacionais.


 


 

 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO


AÇÃO

MÊS

Data

Carga horária

Elaboração do projeto;

Junho

01 a 31

-

Apresentação do projeto aos professores;

Apresentação da área de trabalho do software;

Exemplificação de atividades envolvendo a utilização do software;

Atividades de construção, observação e verificação de propriedades matemáticas.

Julho

12 a 21

4h/a

Elaboração de plano de atividades docente com o software durante o AC .

Julho

19 a 21

2h/a

Desenvolvimento de atividades com alunos

Julho


Agosto

25 a 29


01 a 05

 3h/a


3h/a

Avaliação final do projeto

Agosto

9 a 11

 2h/a


METODOLOGIA

Essa oficina será oferecida a todos os professores de matemática que atendem alunos da EJA II no período vespertino.

No primeiro encontro será apresentado o software GCompris, onde os professores poderão manuseá-lo, levando-os a descoberta de novas atividades, para inclusão nas suas aulas, finalizando assim o primeiro encontro.

No segundo encontro será montado um projeto utilizando o software apresentado.

Após conclusão do plano os professores passam a desenvolvê-lo junto aos alunos, tendo um período de (02) duas semanas para concluí-lo.

 AVALIAÇÃO

            A avaliação do projeto acontecerá após o desenvolvimento das atividades com os alunos. Será realizado um encontro com os professores regentes para avaliação dos resultados.

ANEXOS

Serão acrescidos vídeos e/ou fotos conforme cronograma de atividades.

1 comentários:

Ody disse...

Cabe a nós educadores, promovermos momentos de conhecimentos voltados a tecnologia da informação e comunicação para poder então, obtermos bons resultados. Parabéns pelo trabalho.

Postar um comentário

Blogger news








































































2009 - 2012 - Blog Saberes Modernos.


Todos os direitos reservados


Hospedagem: http://www.blogspot.com/


Site desenvolvido por Bete Almeida.