sábado, 28 de maio de 2011
Tecnologias Educacionais
Muito boa essa reportagem! Veja! Você vai gostar.
Marcadores:
Educação,
Internet,
Novas Tecnologias
Metodologia ou tecnologia?
Escola com recursos multimídias não significa uma escola nova se o professor não adequa
sua prática às novas tecnologias.
Marcadores:
Educação,
Multimídias,
Novas Tecnologias
Aprender a aprender
Vídeo motivador para o projeto Encanto no aprender
Marcadores:
Cibercultura,
Educação,
Internet,
Multimídias
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Projeto: ENCANTO NO APRENDER
Educação de qualidade - Saber... Saber fazer e saber ser.
Slide de apresentação, inserido numa proposta de aula, a partir do vídeo aprendendo a aprender
Marcadores:
Cibercultura,
Educação,
Multimídias,
Novas Tecnologias
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Coordenando as Tecnologias Educacionais
É preciso deslocar a ênfase do objeto (o computador, o programa, este ou aquele módulo técnico) para o projeto (o ambiente cognitivo, a rede de relações humanas que se quer instituir).
Pierre Lévy
Segundo dados inseridos na Wikipédia, as Tecnologias Educacionais são utilizadas desde o prncípio da educação sistematizada. Ainda hoje se usa a tecnologia do giz e da lousa, que antigamente eram feitas de pedra-ardósia, usa-se a tecnologia dos livros didáticos, atualmente os diversos estados mundiais debruçam-se sobre quais seriam os currículos escolares mais adequados para o tipo de sociedade pretendida.
No mundo ocidental, um dos grandes desafios é adaptar a educação às novas tecnologias - TICs tais como os meios de comunicação atuais como a internet, o rádio, os softwares que funcionam como meios educativos formais ou informais.
A Tecnologia Educacional é a área de conhecimento onde a tecnologia se submete aos objetivos educacionais. Ela procura auxiliar o processo ensino e aprendizagem de modo a propiciar formas adequadas de utilizar os recursos tecnológicos na educação, preocupando-se com as técnicas e sua adequação às necessidades e à realidade dos educandos, da escola, do professor, da cultura em que a educação está inserida.
Com base nas necessidades operacionais e de utilização das TICs no ambiente escolar, foi que o NTM de Itabuna formatou e está aplicando o curso semipresencial "Coordenando as Tecnologias Educacionais".
Toda a metodologia do curso estará voltada para a interação de aprendizagem nos ambientes on-line, onde os professores-cursistas poderão desenvolver e construir propostas de interação com as NTIC no ambiente MOODLE, visando a elaboração e execução de um projeto em sua(s) própria(s) escola(s), de maneira individual ou coletiva.
O curso terá uma carga horária de 80 horas e será realizado através de Módulos Temáticos.
Marcadores:
Cibercultura,
Educação,
Novas Tecnologias
Cibercultura: o que muda na Educação
A cibercultura é a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais em rede nas esferas do ciberespaço e das cidades.
Compreendemos tais esferas como campos legítimos de pesquisa e formação, atribuindo-lhes o status de redes educativas.
Atualmente, a cibercultura vem se caracterizando pela emergência da Web 2.0 com seus softwares e redes sociais mediadas pelas interfaces digitais em rede, pela mobilidade e convergência de mídias, dos computadores e dispositivos portáteis e da telefonia móvel.
Nesse sentido, essa tendência em pesquisa pauta-se na relação complexa e interativa entre as aprendizagens tecidas não apenas ao longo da formação acadêmica e do exercício da profissão, mas também nas vivências
nos diversos ‘espaçostempos’ das cidades, considerando que o docente interage e aprende com seus estudantes, seus pares, gestores, comunidade escolar, com as mídias, com e em redes educativas multirreferenciais e com a sociedade mais ampla.
A noção de Educação Online trazida por nós não separa mais as práticas da modalidade de educação presencial das práticas de educação a distância, uma vez que, de acordo com o que acreditamos, estar geograficamente dispersos não é estar distantes, especialmente quando tecnologias digitais em rede vêm proporcionando encontros e diálogos síncronos e assíncronos e instituindo novas possibilidades de presencialidade em redes educativas variadas.
Nesse contexto, é preciso compreender como se dá a formação de professores para a docência online e alargar essas possibilidades, pois praticamente não contamos, ou contamos muito pouco, com processos de
formação inicial específicos em cursos de graduação. Os processos de formação continuada vêm se instituindo em práticas e projetos pontuais e contextualizados, de acordo com os modelos curriculares específicos de instituições – públicas ou privadas – e de alguns docentes que vêm construindo e atuando
na e pela internet com seus desenhos curriculares autorais.
Um ambiente virtual de aprendizagem é um conjunto de interfaces digitais, que hospeda conteúdos e permite a comunicação, propiciando a expressão e a autoria dos participantes que habitam tais interfaces. Forma-se um híbrido entre objetos técnicos e seres humanos em processo de construção do conhecimento. Cada vez que um novo participante habita, com sua autoria criadora, uma das interfaces de um ambiente virtual de aprendizagem, o mesmo se auto-organiza, modificando não só o ambiente fisicamente, como também, em potência, a aprendizagem de todos os praticantes da comunidade.
Não é o ambiente online que define e educação online. Ele condiciona, mas não a determina. Tudo dependerá do movimento comunicacional e pedagógico dos sujeitos envolvidos (SANTOS, 2005). Além de acreditarmos que só aprendemos porque o outro colabora com sua experiência, sua inteligência e sua provocação, sabemos que temos interfaces que favorecem a nossa comunicação de forma livre e plural. Neste contexto, precisamos repensar o trabalho docente. É deste lugar que conceituamos educação online
como um fenômeno da cibercultura.
Assim, entendemos as práticas de Educação Online como um processo complexo (de desterritorialização e reterritorialização de saberes e conhecimentos) que se institui a partir de uma série de ações e situações de
ensino-aprendizagem, ou atos de currículo (MACEDO, 2000), mediadas por interfaces digitais que potencializam práticas comunicacionais e pedagógicas.
texto de Edméa Santos
imagens da internet
Marcadores:
Cibercultura,
Educação,
Novas Tecnologias
Educação e Novas Tecnologias
imagem do google
O impacto das Novas Tecnologias tem provocado mudanças na Educação, que não tarda a incorporar os últimos recursos tecnológicos direcionados ao setor. Dessa forma, a integração de novas mídias como televisão e Internet não é mais novidade estranha à sala de aula. Pelo contrário, contribui para a criação de novas estratégias de ensino, aprendizagem e auto-capacitação.
Marcadores:
Educação,
Internet,
Novas Tecnologias
Assinar:
Postagens (Atom)
Blogger news
História de Itabuna on Dipity.
2009 - 2012 - Blog Saberes Modernos.
Todos os direitos reservados
Hospedagem: http://www.blogspot.com/
Site desenvolvido por Bete Almeida.